O lugar certo das boa mĂșsica espera por vocĂȘ

Aulas de MĂșsica

O Espaço Livre de MĂșsica Ă© um espaço destinado a aulas de mĂșsica, onde o aluno pode buscar o seu desenvolvimento como iniciante ou a partir de algum ponto de conhecimento prĂ©vio. DispĂ”e de inĂșmeras atividades que recebem alunos das mais diversas origens e faixas etĂĄrias. Atualmente conta com alunos   a partir dos 07 anos de idade.

Que diferença pode fazer

Estudar MĂșsica

Aumenta sua capacidade de concentração

Estudar mĂșsica exige que vocĂȘ se concentre em vĂĄrios elementos ao mesmo tempo, o que ajuda a aumentar sua capacidade de concentração.

Desenvolve sua comunicação

Estudar mĂșsica ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, pois exige que vocĂȘ se comunique com outros mĂșsicos para criar uma performance coesa.

Desenvolve habilidades de liderança

Estudar mĂșsica ajuda a desenvolver habilidades de liderança, pois exige que vocĂȘ assuma o papel de lĂ­der e guie os outros mĂșsicos.

Melhora a tomada de decisĂŁo

Estudar mĂșsica ajuda a desenvolver habilidades de tomada de decisĂŁo, pois exige que vocĂȘ tome decisĂ”es rĂĄpidas e precisas.

Desenvolve a habilidade de resolução de problemas

Estudar mĂșsica ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, pois exige que vocĂȘ encontre soluçÔes criativas para os desafios que enfrenta.

Desenvolve a habilidade de trabalho em equipe

Estudar mĂșsica exige que vocĂȘ trabalhe em equipe com outros mĂșsicos para criar uma performance coesa.

sobre a idade "certa"

Tem uma melhor idade para estudar mĂșsica?

O estudo da mĂșsica pode ser benĂ©fico para todas as idades. No entanto, os benefĂ­cios podem variar de acordo com a idade. Por exemplo, crianças e adolescentes podem desenvolver habilidades motoras, melhorar sua memĂłria e aprender a trabalhar em equipe. Adultos podem desenvolver habilidades de liderança, melhorar sua capacidade de expressĂŁo e aprimorar sua capacidade de se concentrar. Idosos podem desenvolver habilidades cognitivas, melhorar sua memĂłria e aprimorar sua capacidade de se comunicar.

Professores

Como Funciona o Espaço Livre de MĂșsica

Perguntas e respostas mais frequentes

Sim!, certamente! Nesta aula o aluno poderĂĄ conhecer o profissional, tirar dĂșvidas especĂ­ficas, conversar sobre objetivos com a atividade, conhecer a proposta didĂĄtica e vivenciar a aula.Nesta aula o aluno poderĂĄ conhecer o profissional, tirar dĂșvidas especĂ­ficas, conversar sobre objetivos com a atividade, conhecer a proposta didĂĄtica e vivenciar a aula.

As aulas sĂŁo em geral ministradas individualmente, podendo no entanto, mediante consulta, ser montados grupos.

As aulas tem duração de 1 hora, sendo realizadas semanalmente, com mĂ©dia de 04 aulas por mĂȘs.

Para o agendamento das aulas experimentais ou mesmo para consultar as disponibilidades o interessado deve fazer contato com a secretaria da PRESTO atravĂ©s do nĂșmero 51 3037 7784 | WhatsApp 51 9 9118 6763 | E-mail: contato@prestosl.com.br

O Espaço Livre de MĂșsica dispĂ”e de professores altamente qualificados e com comprovada atuação.

LUcia passos

Canto eTĂ©cnica Vocal

eusenice pereira

TĂ©cnica Vocal

Carla Saueressig

TĂ©cnica Vocal

luiz bitencourt

ViolĂŁo & Ukulele

luyra dutra

Violoncelo

vitor fischer

Piano

Sara Fleck Ramos

Piano

rael gobato

Violino

“Desenvolva seu talento e suas habilidades musicais. Estude MĂșsica!”

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Lucia Passos

LĂșcia Passos, mineira radicada hĂĄ 44 anos no Rio Grande do Sul, Ă© cantora e Professora de TĂ©cnica Vocal tendo atuado na Universidade do Vale do Rio do Sinos- UNISINOS durante 26 anos. 

Iniciou sua formação musical em Minas Gerais e, em busca de aperfeiçoamento, foi para o Rio de Janeiro onde estudou com a professora Clarisse Stukart. Estudou no Mozarteum, em Salzburg, na Áustria, e tambĂ©m em MĂŒnster, na Alemanha, com os professores Rita Streich, Paula Lindberg e Peter Ziethen. 

Realizou recitais em vĂĄrios estados do Brasil e tambĂ©m na Áustria e Alemanha, apresentando repertĂłrio internacional e de compositores brasileiros. Atuou como solista da Orquestra SinfĂŽnica Brasileira, Orquestra SinfĂŽnica de Minas Gerais, Orquestra de CĂąmara da OSPA e Orquestra de CĂąmara do Theatro SĂŁo Pedro e Orquestra SESI FUNDARTE. 

Contratada pela FUNARTE ministrou cursos em todo o Brasil orientando regentes, cantores e professores de TĂ©cnica Vocal 

Foi Coordenadora Cultural da Unisinos durante 5 anos, desenvolvendo e incentivando projetos culturais como a Orquestra Unisinos, Projeto Sinos Acorda e Movimento Coral Unisinos. 

HĂĄ quase 20 anos tem atuado como professora de TĂ©cnica Vocal nas Oficinas de MĂșsica de Curitiba, nos Paineis de RegĂȘncia Coral da Federação de Coros do Rio Grande do Sul, alĂ©m de oficinas em vĂĄrias cidades do RS, SC, SP, PR. 

Realizou oficinas permanentes para o Coral Municipal de Caxias do Sul, coros do Instituto de Educação Ivoti, Coros de Nova PetrĂłpolis alĂ©m de outras cidades do RS. 

É proprietĂĄria da Presto ProduçÔes e PromoçÔes ArtĂ­sticas, juntamente com Ailton Gomes de Abreu, desenvolvendo um intenso trabalho pela Cultura de SĂŁo Leopoldo e regiĂŁo atravĂ©s do Projeto MusiCĂąmara, Camerata Presto, Projeto Arte GaĂșcha, Oficina Canto Coral, Oficinas de TĂ©cnica Vocal, Instrumento e Canto, visando o aprimoramento de instrumentistas, cantores, atores e professores. 

É preparadora vocal do Madrigal PRESTO desde a sua criação em 2008, atuando junto ao Maestro João Paulo Sefrin.

Eusenice Pereira

Eusenice Pereira, mezzo soprano, natural de Minas Gerais Ă© bacharela em MĂșsica Popular pela UFRGS e professora de canto no Espaço Livre de MĂșsica na Presto – ProduçÔes E PromoçÔes ArtĂ­sticas.

Iniciou sua formação musical em 1995 com a Professora Noemi Terra Dias estudando tĂ©cnica vocal. Em 2010 formou-se em canto no Curso TĂ©cnico em MĂșsica pela Faculdades Est em SĂŁo Leopoldo/RS na classe da Professora Ruth Kratochvil (UFRGS).

Em 2011 lançou o primeiro CD solo – “Perto de Ti” onde interpreta musical gospel com arranjos de Saimon Saldanha. Durante os anos 2013 a 2015 foi integrante do Coro SinfĂŽnico da OSPA. Em 2015 participou do show Calouradas Afirmativas (UFRGS), sob direção da Professora Luciana Prass.

Em 2016 Integrante do Coro na Missa do Orfanato de Mozart, apresentada em formato de Ăłpera pelo Projeto Ópera na UFRGS, com coordenação geral de Lucia Carpena e cĂȘnica de Camila Bauer,(UFRGS). Participou em 2016 e 2017 do EspetĂĄculo Ébano e Marfin in concert, sob a coordenação de Marguerite Santos. Em 2018 e 2019 Integrante do Coro de CĂąmara do Departamento de MĂșsica da UFRGS, sob a regĂȘncia do Maestro Jocelei Cirilo Soare Bohrer.

Atua como professora de TĂ©cnica Vocal e Canto a 9 anos. Em 2017 a 2019 trabalhou como Preparadora vocal do coro LUDUS e LIV (LaboratĂłrio de Iniciação Vocal) Curso de ExtensĂŁo – UFRGS) coordenado pelo Professor Jocelei Cirilo Soare Bohrer.

Atualmente tem se dedicado a desenvolver os projetos solo “As Cores De Uma Negra” onde interpreta mĂșsicas de compositores e compositoras brasileiras e internacionais com acompanhamento de Gilberto Oliveira com violĂŁo, guitarra. Projeto “Sotaques” onde interpreta mĂșsicas de compositoras mineiras com acompanhamento de Angelo Primon com viola de dez cordas e ao estudo de Performance com Thainan Rocha.

Carla Saueressig da Silva

Carla Saueressig da Silva nasceu em Novo Hamburgo, em 1979. É coralista desde a infñncia e sempre esteve envolvida em atividades musicais. 

Começou a estudar mĂșsica na prĂ©-adolescĂȘncia, fazendo aulas de flauta doce. No mesmo perĂ­odo, foi aluna de teclado nos Canarinhos de Novo Hamburgo, onde fez tambĂ©m dois cursos intensivos de fĂ©rias de tĂ©cnica vocal, o que lhe possibilitou prestar assessoria de preparação vocal em um dos coros do seu pai e em grupos vocais da IECLB. Posteriormente, foi aluna de teclado e piano na Escola de MĂșsica Sol e Cia, em Novo Hamburgo. Tornou-se professora particular de teclado aos catorze anos. Cantou em vĂĄrios corais da regiĂŁo. Ao longo de sua trajetĂłria como coralista, teve diferentes preparadores vocais e participou de oficinas de tĂ©cnica vocal. 

Executou a mĂșsica em casamentos e outros eventos, sozinha e com parceiros musicais. Tem experiĂȘncia em assessoria particular de canto. Atuou como musicista e coordenadora de grupos de canto em parĂłquias da IECLB durante muitos anos. 

É formada Bacharela em Teologia pela Faculdades EST (2007), em SĂŁo Leopoldo, e atualmente estĂĄ cursando Licenciatura em MĂșsica pelo Centro UniversitĂĄrio Claretiano.

Desde 2016, integra o coral Madrigal Presto, que tem JoĂŁo Paulo Sefrin como regente e Lucia Passos como preparadora vocal.

LUIZ BITENCOURT

MĂșsico hĂĄ mais de 20 anos. Formado tĂ©cnico em mĂșsica pelas Faculdades EST e com licenciatura em mĂșsica pelo Centro UniversitĂĄrio Metodista. Participou do IV SimpĂłsio GuitarrĂ­stico del Litoral (ParanĂĄ, Argentina) e do I e II Festival de ViolĂŁo de Porto Alegre. Foi jurado em diversos festivais de mĂșsica, entre eles o Nossa MĂșsica, em Novo Hamburgo.

Criador de conteĂșdo digital com foco no ensino de mĂșsica. É Co-produtor e professor do Curso de ViolĂŁo Presto e do Curso de Teoria Musical Presto, onde disponibiliza seu mĂ©todo prĂłprio de ensino musical. Trabalha hĂĄ 15 anos com aulas particulares de violĂŁo e teoria musical, palestras/lives e oficinas.

Compositor e arranjador. Jå atuou em diversas bandas e conjuntos. Desenvolve também, trabalho como preparador em grupos de estudo e pråtica musical. Seu ensino e metodologia tem por objetivo a simplicidade, e é adaptåvel para todas as idades.

luyra Dutra

Formada no curso de MĂșsica da Universidade Federal de Minas Gerais – Bacharelado em Violoncelo na classe da professora e doutora Elise Pittenger (EUA). Participação em vĂĄrios Festivais, como: 7 ediçÔes de 2007 Ă  2013 do Festival de MĂșsica Colonial Brasileira e MĂșsica Antiga de Juiz de Fora (MG), II Festival de MĂșsica de Sarzedo (MG), II e III Gramado In concert (RS), dentre outros. Atualmente Ă© violoncelista da Orquestra SinfĂŽnica de Gramado/RS e Quartchello, quarteto de violoncelos.

Vitor Fischer

Nascido em 1997, VĂ­tor Fischer Wachholz iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade nas Faculdades EST. Graduou-se em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concomitantemente, estudou Licenciatura em MĂșsica nas Faculdades EST – onde foi, posteriormente, monitor de piano para os cursos de Licenciatura e TĂ©cnicos.

Descobriu cedo seu gosto pelo ensino da mĂșsica e desde entĂŁo vĂȘm sendo convidado para a realização de concertos, palestras, workshops e masterclasses. Desde 2015 atua como professor, auxiliando no desenvolvimento de alunos e alunas, fazendo com que seus potenciais se aflorem e cada um e cada uma alcance seu objetivo.

Sara Fleck Ramos

Sara Fleck Ramos, 21 anos, Ă© natural de Novo Hamburgo e iniciou seus estudos de piano aos 12. Graduanda do Bacharelado em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na classe do professor Dr. AndrĂ© Loss e integrante da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS. Durante trĂȘs anos, estudou piano no Curso de ExtensĂŁo em MĂșsica da UFRGS. Foi aluna do Instituto Sonarte Canela, onde estudou MĂșsica de CĂąmara e PrĂĄtica de Orquestra, tambĂ©m fazendo o trabalho de monitoria do curso de piano. Atua como professora de piano na Presto- ProduçÔes e PromoçÔes ArtĂ­sticas e faz apresentaçÔes como musicista convidada em orquestras e grupos de cĂąmara.

rael Gobatto

Iniciou seus estudos musicais em 1997 no Projeto Sinos Acorda da UNISINOS sob a orientação do maestro José Pedro Boéssio, desenvolvendo pråtica em orquestra e em grupos de cùmara.

Estudou violino com diversos professores nesta entidade e teoria e percepção com o professor Bontzye Schmidt Sandoval.

Participou de vĂĄrios festivais, cursos e master-classes com professores brasileiros e estrangeiros.

Atuou como mĂșsico convidado da Orquestra UNISINOS e Orquestra SinfĂŽnica de Santa Catarina, e integrou as orquestras Sinos Acorda, Feevale-Canarinhos, OLPOA (Orquestra Livre de Porto Alegre), Cameratta Porto Alegre, PUCRS e Werdenfels Orchester (Alemanha).

Estudou com o professor Iran Jorge da Silva de 2004 até 2009 com quem conheceu a técnica violinística desenvolvida na Europa central por Carl Flesch e Max Rostal, difundida no Brasil pelo mestre Paulo Bosísio (Rio de Janeiro).

Atualmente seu estudo Ă© supervisionado pelo professor JoĂŁo Campos Neto, juntamente com Paulo BosĂ­sio, que faz visitas regulares ao Rio Grande do Sul.

agenda 2024 aberta

comece agora mesmo!

Alex Lopes

Alex Lopes Ă© mĂșsico e professor, escritor e palestrante, arranjador e maestro, lĂ­der e gestor. TĂ©cnico em Administração de Empresas pelo Instituto Gomes Jardim, Licenciado em MĂșsica pelo Centro UniversitĂĄrio Metodista do Sul, PĂłs-graduado em RegĂȘncia Orquestral pela Faculdade de CiĂȘncia e Educação de CaparaĂł, MBA em GestĂŁo de Equipes e Liderança pela Faculdade Porto UniĂŁo, PĂłs-graduando em GestĂŁo PĂșblica no Instituto Carreira e Mestre em Teologia PrĂĄtica, nas linhas de Espiritualidade, MĂșsica e MĂ­dia pela EST. Escritor do livro “MĂșsica e Igreja: princĂ­pios, desafios, reflexĂ”es e propostas”. Desenvolveu projetos de mĂșsica em vĂĄrias cidades do Rio Grande do Sul. Coordenou a Associação Nacional de Bandas e Orquestras (ANBO) na regiĂŁo Sul (2018-2019) e palestrou em diversas regiĂ”es do Brasil, Uruguai e África. Elaborou e coordenou o Curso de PĂłs-graduação Lato Sensu em PrĂĄticas Musicais em Espaços Religiosos Brasileiros pela Faculdade de CiĂȘncia e Educação do CaparaĂł. Atualmente Ă© Professor e Coordenador de polos de PĂłs-Graduação em MĂșsica e Diretor ArtĂ­stico e Maestro Titular da Banda SinfĂŽnica do Vale do Rio dos Sinos.

JULIANO PINHEIRO

Comecei na ĂĄrea musical aos 9 anos, quando fiz os primeiros acordes no cavaquinho. Aos 12 anos iniciei o estudo de violĂŁo clĂĄssico. Cinco anos depois, ingressei no curso tĂ©cnico em mĂșsica na escola EST e a partir daĂ­ começo a viajar por todo estado fazendo shows com um grupo musical.

Atualmente, curso de licenciatura em mĂșsica incompleto na faculdade IPA metodista do sul, Porto Alegre; atuando como mĂșsico em um grupo musical na cidade de SĂŁo Leopoldo-RS; professor de cavaquinho, banjo e violĂŁo; Arranjador e produtor musical em diversos trabalhos realizados pela marca EstĂșdio Musical Dom;

ProprietĂĄrio da marca EstĂșdio Dom.

Trabalhando tambĂ©m no ramo audiovisual, formado pelo curso de ĂĄudio da escola IGAP: ĂĄudio bĂĄsico, home estĂșdio e mixagem; realizo trabalhos como tĂ©cnico de ĂĄudio e sonorizaçÔes para pequenos eventos. 

GUSTAVO REIS

Bacharel em Violino pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Gustavo atua como violinista e professor de mĂșsica, acumulando participaçÔes como mĂșsico convidado em diversas orquestras de expressĂŁo no estado dentre elas a Orquestra de CĂąmara da ULBRA, e Orquestra SinfĂŽnica de Porto Alegre. 

Gustavo Ă© um dos vencedores do Concurso de Jovens Solistas da OSPA de 2019, tendo conquistado o prĂȘmio especial de “Melhor da Categoria de Cordas”.

Atualmente Ă© aluno de Emerson Kretschmer na Escola de MĂșsica da OSPA.

DĂȘizi Nascimento

DĂȘizi Nascimento, soprano natural de SĂŁo Leopoldo Ă© bacharel em canto lĂ­rico pela UFRGS e professora de canto no Espaço Livre de MĂșsica na Presto – ProduçÔes E PromoçÔes ArtĂ­sticas.

Iniciou sua formação musical no antigo Movimento Coral UNISINOS, onde participou de 1993 atĂ© 2010. Possui formação complementar, pela UNISINOS, atravĂ©s dos cursos de extensĂŁo, dentre os quais: II Oficina de RegĂȘncia para Coros; Teoria e Percepção Musical, Historia da MĂșsica, com o professor Celso Loureiro Chaves, pelo Projeto Sinos Acorda; Trabalho de ExpressĂŁo Corporal, com DĂ©bora Finocchiaro.

Foi a personagem “ Baronesa Gata” na produção do departamento cultural Unisinos da Ăłpera “A peste e o intrigante” de Mario Ficarelli com texto de Monteiro Lobato, em 1998. Atuou como solista na obra Novena de Santa BĂĄrbara do Padre JosĂ© Mauricio pela Camerata Sonarte/SL em 2008. Em 2010 formou-se em canto no Curso TĂ©cnico em MĂșsica pela Faculdades Est em SĂŁo Leopoldo/RS na classe da Professora Ruth Kratochvil (UFRGS).

Em Julho de 2011, trabalhou como Preparadora Vocal assistente nas Oficinas de Canto Coral produzidas pela Presto ProduçÔes e PromoçÔes artĂ­sticas ao lado do Maestro JoĂŁo Paulo Sefrin(UFRGS) . Em 2012 foi solista junto a Orquestra de CĂąmara Fundarte na Missa Brevis St. Joannis de Deo de Haydn com regĂȘncia do maestro JoĂŁo Carlos Borges Cunha. Ingressou no curso de Bacharelado em Canto na UFRGS na classe da professora Caroline Abreu.

Participou de vĂĄrias aberturas do Natal Luz de Gramado – RS, e outros concertos oficiais junto a Orquestra SinfĂŽnica de Gramado sob a regĂȘncia de Bernardo Grings e Linus Lerner, como a abertura do Festival de Cinema de Gramado de 2014. Foi integrante do Madrigal Presto dedicado a mĂșsica original composta para coro, com tĂ©cnica vocal de LĂșcia Passos e regĂȘncia de JoĂŁo Paulo Sefrin(UFRGS). Ao lado da Soprano Yasmini Vargas e do pianista Rodolfo Wulforst e esteve presente em grandes projetos culturais da cena gaĂșcha, como Projeto MusiCĂąmara, Sarau do Museu da Medicina, Musical Évora entre outros. Acompanha o grupo Quartetto de Cordas de Igrejinha, em vĂĄrias apresentaçÔes pelo estado.

Cantora convidada pela Cia de Dança Corpo Alma a participar do espetáculo “A cada um segundo suas obras” – Ato I , Umbral e ato II, Nossa morada, de 2014, baseado no livro no Nosso Lar de Chico Xavier, sob a direção artística de Samantha Marques( UERGS).
Participou de masterclasse com o Baixo Carlo Colombara, a Soprano Carla Maffioletti. Atualmente recebe orientaçÔes de canto com a professora de canto LĂșcia Passos e Carla Maffioletti.

Em 2016 foi solista na Missa do Orfanato de Mozart, apresentada em formato de Ăłpera pelo Projeto Ópera na UFRGS, com coordenação geral de Lucia Carpena e cĂȘnica de Camila Bauer,(UFRGS).

Nos anos de 2016 e 2017 e 2018, foi selecionada para as turmas de canto lĂ­rico do II ,III, IV Gramado in Concert, onde teve aluas com o Tenor Adriano Pinheiro, BarĂ­tono Carlos Rodriguez, a Soprano Carla Maffioletti e o Maestro Linus Lerner. TambĂ©m em 2017 foi selecionado para primeira turma de Ópera Studio do Musikfest de Santa Cruz, ministrada pelo o BarĂ­tono Francis Padilha, onde representou a personagem Susanna da Ăłpera Le Nozze di FĂ­garo de Mozart. Em 2018 foi indicada para a bolsa na University Of Georgia pela Soprano laura de Souza no Festival de Vale Veneto/RS.

É integrante tambĂ©m a Cia Oficina de Ópera , com direção musical do Maestro Claudio Ribeiro( UFRGS), com teve direção cĂȘnica de Luciana Kieffer(UFRGS), que em 2016 apresentou a Ăłpera Il Signor Bruschino de Rossini, no papel de “Sofia”, junto a Orquestra FilarmĂŽnica da PUCRS.

Neste ano de 2019, ingressou na orquestra LUX SONORA de Porto Alegre como cantora e produtora executiva do grupo que possui a direção musical artĂ­stica do flautista Rafael Marques. TambĂ©m foi indicada ao PrĂȘmio CidadĂŁo VS na categoria CULTURA, promovida pelo Jornal Vale dos Sinos de SĂŁo Leopoldo.

Roberson Franco

Acordeonista e cantor, natural de Canoas RS, nascido no dia 06 de dezembro de 1988.

Comecei a estudar o acordeon piano aos 11 anos com a professora Maria Celoi, aos 14 anos estudei na Escola Cristo Redentor em Canoas com a professora Silvia Menotti e logo aos 16 anos com o professor Adriano Persch.

Desde menino fui apaixonado por musica, despertando ai o gosto pelo acordeon piano. Aos 15 anos de idade comecei a tocar em conjuntos de fandango.

No ano de 2005 comecei a tocar com o conjunto (Bando Gaucho), dirigido pelo grande guitarrista Amaro Peres, aonde permaneci por trĂȘs anos.

Em 2008 passei a acompanhar o cantor Walther Morais, artista renomado da musica tradicionalista gaucha. Este que fiquei tocando durante 6 anos, viajando por todo Brasil, fazendo apresentaçÔes em feiras, festivais, shows e fandangos. Neste perĂ­odo participei de trĂȘs discos e um DVD, do artista, gravando acordeon e vocais.

No ano de 2013, gravei meu primeiro disco solo, incluindo musicas próprias e regravaçÔes, sendo obras instrumentais e cantadas. O disco foi lançado pela gravadora Vertical de Caxias do Sul RS.

Em Julho de 2014 fui convidado para exercer a função de acordeonista e cantor no conjunto musical “Garotos de Ouro”. Um conjunto com mais de 40 anos de historia aonde tive o prazer de trabalhar por um ano e meio.

No presente momento, sigo trabalhando com minha carreira solo e em dupla com o grande violonista Dilson Inacio (Joia), além de aulas de acordeon para principiantes.

Sou amante do acordeon e defendo a evolução e apreciação do mesmo.

 

marcelo Dias

Marcelo Dias iniciou seus estudos musicais em 2002 no Projeto Cantalomba, estudando canto coral, violĂŁo e flauta doce.

AtravĂ©s desse projeto, viajou para Curitiba, Uruguai e Argentina, alĂ©m de municĂ­pios gaĂșchos apresentando espetĂĄculos vocais, instrumentais e percussivos.

Foi integrante do Coral Infanto Juvenil de Canudos, do Coro Municipal de Novo Hamburgo e do Octeto de Flautas Doce da EST, levando espetåculos para regiÔes nacionais e internacionais.

Trabalhou como ator e mĂșsico no Teatro Luz e Cena, e Produtora de Arte 2por2. Foi regente e preparador vocal do Coro Infanto Juvenil de Canudos, do Juvenil Cantalomba, e preparador vocal do Vocal HIMPV.

Lecionou musicalização através da flauta doce no projeto Cantalomba, técnica vocal para iniciantes na Escola Soneto em Estùncia Velha e na Escola Compasso em Porto Alegre. Foi preparador vocal bolsista do Laboratório de Iniciação Vocal da UFRGS.

Atualmente, bacharelado em MĂșsica com habilitação em Canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Licenciando em MĂșsica, tambĂ©m pela UFRGS, preparador vocal dos coros do Cantalomba, Integrante da Camerata Hamburgo, Regente do Coro Municipal de SĂŁo JosĂ© do HortĂȘncio, professor de musicalização atravĂ©s do violĂŁo para cantores e simpatizantes do Coro Municipal de SĂŁo JosĂ© do HortĂȘncio, e professor de tĂ©cnica vocal para iniciantes na PRESTO ProduçÔes ArtĂ­sticas.

Ailton Abreu

Bacharel em Administração – Habilitação em Recursos Humanos, atua no meio artístico cultural desde 1993.

Em 1996 ingressou como bolsista do Movimento Coral Unisinos como arquivista e posteriormente também junto a Orquestra Unisinos.

Paralelamente também atuou nas atividades administrativas do Projeto Sinos Acorda, onde iniciou o estudo do violoncelo.

Em em 2004 assumiu a Administração da Orquestra Unisinos, até a suspensão das atividades do grupo em 2006.

Desde 2007 atua na PRESTO – ProduçÔes e PromoçÔes ArtĂ­sticas e tem se dedicado a elaboração e execução de projetos artĂ­sticos ligados a mĂșsica, em especial a mĂșsica erudita.

Trabalha tambĂ©m na administração, divulgação e promoção do  Espaço Livre de MĂșsica.

Atua ainda como violoncelista na Orquestra SinfĂŽnica de Gramado, Quarteto PRESTO, do grupo Arte GaĂșcha, do qual Ă© tambĂ©m o produtor. Como professor de violoncelo atua no Espaço Livre de MĂșsica da PRESTO.

Também atua como convidado em diferentes formaçÔes de cùmara e sinfÎnica tais como o Quarteto W. Mello e a Orquestra de Cùmara da UNISC.

Na atuação como produtor destacam se o Projeto MusiCĂąmara, que em 2016 realiza sua nona temporada, trazendo a SĂŁo Leopoldo e a regiĂŁo metropolitana de Porto Alegre atraçÔes nacionais e internacionais da mĂșsica erudita.

TambĂ©m em SĂŁo Leopoldo produziu as quatro ediçÔes do PRESTO Oficinas de MĂșsica, trazendo a cidade professores e alunos de diversos estados do Brasil.

Atualmente produz o trabalho do grupo Arte GaĂșcha, Camerata PRESTO  e o Projeto MusiCĂąmara. Em novembro de 2020 recebeu o PrĂȘmio VS CidadĂŁo 2020 – Categoria Cultura, promovido pelo Jornal VS de SĂŁo Leopoldo/RS. Em maio de 2021 recebeu o PrĂȘmio TrajetĂłrias Culturais Mestra Sirley Amaro.

Daniel Castilhos

Formado no Curso de Graduação em MĂșsica: Licenciatura – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.  PĂłs-graduando em MĂșsica pela UERGS. Professor de mĂșsica no Clube do Professor GaĂșcho e no Centro Cultural 25 de Julho, ambos em Porto Alegre/RS.

Professor de MĂșsica da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom/RS. Tem participado como solista convidado em Orquestras como Orquestra de CĂąmara Fundarte, Orquestra de CĂąmara ULBRA, Orquestra Sphaera Mundi e Orquestra SinfĂŽnica Villa-Lobos/SP.

Desenvolve trabalhos de mĂșsica de cĂąmara, com diversas formaçÔes instrumentais e integra o Quinteto Persch desde o inĂ­cio do grupo

Luyra Dutra

Luyra Dutra natural de Juiz de fora/MG é bacharel em violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais.Durante a graduação participou como bolsista de diversos projetos de extensão voltados para o ensino além de ter sido estagiåria do Centro de Musicalização Integrada da UFMG, como professora de violoncelo e musicalização infantil. Atualmente é professora na Presto ProduçÔes em São Leopoldo, Nova Estação Escola de artistas em Porto Alegre e na Orquestra Jovem de Gramado. Atua como violoncelista na Camerata Presto, na Orquestra SinfÎnica de Gramado e participa de outros grupos pelo Rio Grande do Sul como convidada.

Franceli zimmer

Franceli Zimmer Ă© FonoaudiĂłloga, Especialista em Voz, Professora de TĂ©cnica Vocal, Cantora, Regente Coral e PĂłs graduanda em MĂșsica com ĂȘnfase em Educação Musical. Estudou canto LĂ­rico e Popular com renomados professores de quem recebeu aporte tĂ©cnico para atuar profissionalmente.

Realizou masterclass de canto com Carla Maffioletti, Eiko Senda, Monica Wagabi, Cintia De Los Santos, Ricardo Barp, entre outros. Realizou cursos de regĂȘncia coral com Mara Campos, MĂĄrcio Buzatto, Eduardo Fernandes, Linus Lerner, Pablo Trindad  Fez cursos e workshops na ĂĄrea do teatro com Zica Stockmanns, Camilo de LĂ©lis, Raulino Prezzi, Raul Voges. Atuou como Preparadora Vocal em vĂĄrias montagens teatrais como do Grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul -RS e Cia Acto de Garibaldi- RS.

Atualmente é Regente e presta Assessoria Fonoaudiológica ao Coro da Aabb de Garibaldi-RS, ao Coro Infantil, Juvenil e Adulto de Veranópolis-RS. Presta Assessoria Fonoaudiológica e faz a Preparação Vocal  do Coro Misto Piå, do Coro Masculino Stadtplatz e do Vocal Sem Batuta.

Atualmente faz a preparação vocal, atende clinicamente no seu consultório e acompanha a carreira de vårios cantores, atores, e outros profissionais da voz falada e cantada.

Aprimora seu conhecimento acerca do Canto (tĂ©cnica vocal) e Voz (saĂșde vocal) e RegĂȘncia coral participando de congressos, seminĂĄrios e oficinas sobre o assunto, e  estudando Canto hĂĄ anos com a renomada professora LĂșcia Passos em SĂŁo Leopoldo- RS.

Deborah Finocchiaro

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes CĂȘnicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), jĂĄ participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisĂŁo. É tambĂ©m diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prĂȘmios, entre eles 9 de Melhor EspetĂĄculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. 

 

Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertĂłrio, entre outros, os espetĂĄculos “Pois Ă© Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, direção Deborah Finocchiaro e JessĂ© Oliveira (2006 – alĂ©m do espetĂĄculo contĂ©m CD, lançado em 2015 e DVD, lançado em 2017), “GPS GAZA”, orientação Camila Bauer (2014); “Caio do CĂ©u”, a partir da obra de Caio Fernando Abreu, direção LuĂ­s Artur Nunes (2017) e “DiĂĄrio Secreto de Uma SecretĂĄria Bilingue”, direção de VinĂ­cius Piedade e Deborah Finocchiaro (2019). Os projetos e “HistĂłrias de Um Canto – MemĂłrias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (que consiste em um espetĂĄculo solo, um recital, um show musical e um registro da obra em livro/CD – 2008), “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2016), “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018). As obras literomusicais: “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura Ă s Cegas” (2018); “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Morais (2018) e “Palavra Balada (2018). O espetĂĄculo audiovisual “InvisĂ­veis – HistĂłrias Para Acordar”, direção Deborah Finocchiaro (2020) e a websĂ©rie “ConfessionĂĄrio Relatos de Casa”, direção Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol (2020).  


Em 2014 foi a artista homenageada do 21Âș Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5Âș volume da coleção GaĂșchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentĂĄrio “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020). De 2009 a 2019 assinou a coluna de teatro na RĂĄdio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

gisele Cruz

Gisele Cruz Ă© mestre em Ensino das PrĂĄticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharel em mĂșsica pela UNESP, tendo trabalhado por mais de 30 anos nos Centros de MĂșsica dos SESC SP. Ministra cursos de formação e capacitação de regentes e professores por todo o paĂ­s. Atualmente Ă© regente do VocalDante, grupos infantil e juvenil do ColĂ©gio Dante Alighieri (SP). É autora dos livros “Canto, canção, cantoria, como montar um coral infantil” publicado pelo SESC SP e, “Canto Coral Infanto-Juvenil” – versĂ”es para o educador e para o aluno – por solicitação e realização da AAPG – Associação de Amigos do Projeto Guri.

É autora colaboradora nos e-books “Cadernos do Painel – A preparação do regente”, org. Eduardo Lakschevitz (2016) e “Canto coral Infanto juvenil – açÔes e reflexĂ”es” org. DĂ©bora Andrade e Ana Gaborim (2020).

Site www.cantoecantoria.com.br

Cristiane Ferronato

É arte-educadora e regente Cristiane Ferronato utiliza a mĂșsica como possibilidade para transcriação, valendo-se especialmente de prĂĄticas coletivas de percussĂŁo e canto coral para instigar potenciais de existĂȘncia. Aprendeu com o sincretismo cultural brasileiro a valorizar e nutrir hibridismos artĂ­sticos durante mais de 20 anos de profissĂŁo. É Graduada em Pedagogia pela UCS (2003), PĂłs-Graduada em Capacitação Docente em MĂșsica Brasileira pela Anhembi Morumbi, de SĂŁo Paulo (2006), e Mestre em HistĂłria pela UCS (2020). Especializou-se como Educadora Brincante pelo “Instituto Brincante” (2007), de SĂŁo Paulo, e tambĂ©m na pedagogia musical Orff-Schulwerk pelo “The San Francisco Orff Course” (2015), nos Estados Unidos. 

Na regĂȘncia coral, inspirou-se conceitual e ideologicamente em profissionais como Mara Campos, Ana Yara Campos, Renato Filippini, Lucia Passos, Agnes Schmeling e Pablo Trindade Roballo, entre outros. Profissionais ligados Ă  Educação Musical, como Fernando Barba, Marlui Miranda, Lydia HortĂ©lio, Rosane Almeida, Sofia Lopez Ibor, Doug Goodkin, James Harding e Christa Coogan tambĂ©m nutriram suas aspiraçÔes artĂ­sticas. Ari Colares foi um de seus principais instigadores de estudos sobre percussĂŁo popular brasileira.

 

É diretora artĂ­stica e regente dos espetĂĄculos Moinho NĂŽmade (2019-) e Contrapontos (2017-), com o Coro Juvenil do Moinho/UCS, e concebeu tambĂ©m os espetĂĄculos Entre Elas (2011-2013), com as Meninas Cantoras de Nova PetrĂłpolis e Cantos do Nosso ChĂŁo e Outros Cantos (2011-2012), com o Coro Infanto-Juvenil de VeranĂłpolis e grupo Zingado.

Atualmente Ă© professora no Curso de Licenciatura em MĂșsica da Universidade de Caxias do Sul e regente e diretora artĂ­stica do Coro Juvenil do Moinho/UCS.

 

 

InformaçÔes sobre o produto de pesquisa do meu mestrado, que incluem um vídeo-documentårio (Moinhos Artistadores de Histórias) e uma dissertação (Jovens que cantam em bando: uma pråtica interdisciplinar e contemporùnea de canto coral em Caxias do Sul) podem ser conferidas no site: http://artistamentosembando.wixsite.com/cristianeferronato/mestrado

(vou falar desses produtos em meu vĂ­deo/palestra)

E mais informaçÔes podem ser conferidas nas redes sociais do Coro Juvenil do Moinho/UCS, grupo atual com quem trabalho:

https://www.facebook.com/CoroJuvenildoMoinho/

https://www.instagram.com/corojuvenildomoinhoucs/

https://www.youtube.com/channel/UCwtivWHYc28R8UY5mJZkKTQ

regĂȘncia Coral Adulto

  1. Pensando sobre RegĂȘncia

O que Ă© REGÊNCIA?

Pequeno histĂłrico sobre a regĂȘncia;

Afinal de contas, o que Ă© REGER?

O que um regente deve saber para reger um coro?

RegĂȘncia e tĂ©cnica vocal – qual a relação entre elas?

O regente e o preparador vocal;

 

  1. Pensando sobre a TĂ©cnica

A postura do regente;

Postura inicial;

Preparação – levari – respiração;

Marcação de compassos de 2, 3 4 e 6 tempos;

Inícios e finalizaçÔes nos vårios tempos de cada compasso;

Entradas e cortes das vozes no decorrer da mĂșsica;

MĂŁo direita e mĂŁo esquerda – quais suas funçÔes?

 

  1. Pensando sobre a PrĂĄtica

O regente deve ou pode cantar enquanto rege?

Como ler uma peça com o coro?

Como ensaiar uma peça?

 

Como ensaiar uma parte mais complexa de uma peça?

Como dar o tom de uma mĂșsica para o coro?

Como escolher o repertĂłrio?

 

  1. PrĂĄtica

Praticar, aos olhos da tĂ©cnica de regĂȘncia, trechos e/ou pequenas peças e

experimentar muitas sensaçÔes.

Carlos fecher

Carlos Völker-Fecher iniciou seus estudos de MĂșsica com Gilberto Bittencourt. Com ele teve seus primeiros passos tambĂ©m no estudo da RegĂȘncia.

Formou-se em RegĂȘncia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de Ernani Aguiar, concluindo seu bacharelado com a Ăłpera Der FreischĂŒtz.

Integrou a Equipe Curt Lange com Ernani Aguiar, AluĂ­zio Viegas, Alex Milagres, Geraldo Barbosa e Francisco D’El Rey Duarte.

Foi regente do Coro Contraponto de 1990 atĂ© 2010. Com este coro conquistou as medalhas de bronze – coro masculino – e ouro – coro misto no Harmonie Festival 2005, ocorrido em Lindenholzhausen-Limburg, na Alemanha.

Atuou tambĂ©m como maestro de coro junto a diversos nomes da mĂșsica popular.

Foi cantor lĂ­rico do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Esteve Ă  frente de diversas orquestras brasileiras, das quais destacamos a Orquestra SinfĂŽnica da UFRJ, Orquestra de CĂąmara da UNIRIO, Rio Strings Orchestra, Orquestra SinfĂŽnica Nacional.

Mestre em MĂșsica, com habilitação em Musicologia, defendeu a dissertação “SuĂ­te SinfĂŽnica n.1 ‘Paulista’, de Guerra-Peixe: um estudo da orquestração como retrato do folclore”.

Doutor em MĂșsica, na subĂĄrea PrĂĄticas Interpretativas/RegĂȘncia Coral pela UFRJ, onde defendeu a tese “A Missa Afro-Brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca perante as prescriçÔes litĂșrgicas da tradição catĂłlica”.

É professor de RegĂȘncia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e maestro e coordenador da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.



JoĂŁo AntĂŽnio Borba

Em breve…

Vinicius Reis

Em breve

Luciano Reis

Iniciou seus estudos musicais em 1997  no Projeto Sinos Acorda da UNISINOS sob a orientação do maestro José Pedro Boéssio, desenvolvendo pråtica em orquestra e em grupos de cùmara. Estudou viola com o Professor Delmar Breunig.  Atua em diversas formaçÔes camerísticas e também como professor de viola e violino em escolas e  projetos sociais na região.

Filipe Muller

Graduou-se na UFRGS no curso  Bacharelado em Contrabaixo e desde 2004 atua na Orquestra de Cùmara Theatro São Pedro . De 2010 a 2017 atuou na Orquestra FilarmÎnica da PUC.

Desde 2015 atua na Orquestra SinfÎnica de Gramado. Também trabalhou nas seguintes orquestras: Orquestra SinfÎnica de Santa Catarina (2002 e 2003), Orquestra SinfÎnica de Porto Alegre, Orquestra SinfÎnica da UCS, Orquestra de Cùmara da ULBRA, Orquestra Sacra da ULBRA, Orquestra SinfÎnica da UNISINOS, Orquestra de Cùmara da UNISC, Orquestra de Cùmara de Feliz, Orquestra do Projeto Vésperas, Orquestra de Cùmara SESI- Fundarte, Orquestra de Sopros do Centro Cultural Eintracht. Em 2020 passa a integrar a Camerata PRESTO.

Eduardo Lautert

Em breve

Castro Alves, poeta de nosso tempo?

Por que dar voz e palco a um poeta do sĂ©culo dezenove? Em que medida podem seus versos provocar os coraçÔes e mentes de uma outra Ă©poca, submissa Ă  magia das novas tecnologias e blindada pela linguagem da urgĂȘncia e dos distanciamentos?

 

A resposta é menos complicada do que parece: Castro Alves é, mais do que nunca, um poeta contemporùneo. Sim, ele fala também a nosso tempo, através da indignação de seus versos. Porque, hoje, o mundo pode ser injusto e cruel, tantas vezes interessado na exclusão social, na exploração de outro tipo de senzala, na privação do mais sagrado dos direitos: o direito à Liberdade. Representam seus versos, assim, a voz dos injustiçados, dos perseguidos, dos insubmissos.

 

E, nos poemas que exaltam as guerras da IndependĂȘncia e do Paraguai novamente cresce a denĂșncia contra a indiferença – estigma tambĂ©m de nosso tempo. (“Quem dĂĄ aos pobres, empresta a Deus”)

 

Poeta sem rival da alma brasileira, traduziu com rara felicidade, a graça de um amor cheio de som e risos (“O laço de fita”) e a sensibilidade acolhedora da mĂșsica. (“O fantasma e a canção”).

 

Por fim, e nĂŁo menos importante, quantas vezes jĂĄ se ouviu, nos bancos escolares e no saguĂŁo das bibliotecas, o hino apaixonado ao livro e Ă s letras, marco civilizatĂłrio sem rival, traduzido em “O livro e a AmĂ©rica”?

 

É preciso dizer mais? Ouçamos Castro Alves e nos rendamos a seus versos que transcendem o tempo e o espaço!

 

Elvira Coelho Hoffmann